Página Anterior

índice do manual

Voltar Para a Página Anterior Home de DEL

Capítulo 7

 

 

7.1. Gráfico

O Gráfico é um instrumento que possibilita transmitir muitas vezes o significado de planilhas ou tabelas complexas de uma forma mais eficiente e mais simples. Sendo assim, o programa Microsoft Excel 7.0 permite a criação de vários tipos de gráficos de forma prática e eficiente, baseado nas informações fornecidas por suas planilhas.

Não adianta nada você saber efetuar a confecção de um gráfico se não souber a que finalidade se destina determinado gráfico. Desta forma você correrá o risco de apresentar um gráfico que não seja adequado a uma determinada situação.

 

7.2. Os Tipos de Gráficos

Para se criar um gráfico é preciso primeiro conhecer o tipo de informação que se deseja transmitir, pois um gráfico poderá informar de forma visual as tendências de uma série de valores em relação a um determinado espaço de tempo, a comparação de duas ou mais situações e muitas outras situações. Todo gráfico gerado pelo Microsoft Excel 7.0 é dinâmico, ou seja, quando é alterado um dos dados de uma planilha em que um gráfico se baseia o gráfico também é atualizado.

A maior parte dos gráficos desenhados no Microsoft Excel 7.0 utiliza os dados em relação a um eixo X horizontal e a um eixo Y vertical, podendo o eixo X conter um escala de categorias como: valores, faixas etárias, medidas métricas, anos, meses, dias da semana, localidades geográficas, etc. O eixo Y poderá conter os valores definidos dentro de uma planilha. O gráfico é um objeto gráfico que você poderá efetuar cópia, movimentação, alteração do tamanho e mudança de seu estilo de apresentação.

Cada tipo de gráfico é adequado para uma diferente situação a ser analisada. Se um gráfico for definido de forma incorreta, poderá ocorrer a análise errada de uma situação, causando um série de interpretações distorcidas do assunto em questão, tornando desta forma o desenho do gráfico sem qualquer efeito aproveitável. Entre gráficos mais utilizados estão: Linhas, Área, Colunas, Torta, Dispersão (XY), Radar, 3D e Rosca.

 

7.3. Como Construir um Gráfico

Utilizaremos a planilha Projeção de Vendas para construir o gráfico. O gráfico é desenhado de acordo com a faixa de células previamente selecionada da planilha. O gráfico em questão terá a finalidade de demonstrar a projeção dos valores de vendas de diversos produtos durante o primeiro trimestre de um determinado ano em relação à taxa de projeção aplicada a cada mês. Para se definir a construção de um gráfico é necessário em primeiro lugar, carregar o arquivo que será alvo de nossa aplicação.

 

A seguir, para gerar um gráfico desta planilha será necessário efetuar uma alteração: o cancelamento do espaço em branco existente na linha 5. Par tanto posicione o ponteiro do mouse sobre a linha 5, ou seja, em cima do número 5 e dê um clique para marcar esta linha. Em seguida execute o comando Editar/Excluir. A figura mostra como deverá ficar a aparência da sua tela após esta execução. Esta operação se faz necessária, pois se a linha em branco for mantida, esta causará um distorção no desenho do gráfico.

Em seguida, selecione a faixa de células A4:A10, como indicado na figura. Depois segurando a tecla <CTRL>, será selecionado a faixa de células C4:C10. A tela deverá ficar idêntica à aparência da figura.

 

Agora execute o comando Inserir/Gráfico. Neste instante, será apresentada a opção de se elaborar o gráfico na mesma folha em que se encontra a planilha (Nesta Planilha), ou em outra folha (Como Nova Planilha). Para criar o gráfico neste momento, selecione a opção Como Nova Planilha. Em qualquer uma das duas opções selecionadas será apresentada a caixa de diálogo Auxiliar Gráfico que permitirá a criação do gráfico em cinco etapas. A figura mostra esta caixa de diálogo na Etapa 1 de 5.

 

 

Perceba que a caixa de diálogo Auxiliar Gráfico apresenta na barra de título a indicação Etapa 1 de 5 e no campo Intervalo mostra a localização das faixas de células da planilha que serão utilizadas para a confecção do gráfico. Dê um clique sobre o botão Próxima >, para ser posicionado na Etapa 2 de 5. Como padrão, é mostrado o gráfico do tipo Coluna. Você poderá escolher qualquer um dos 15 tipos. Por se tratar de um exercício dirigido, mantenha por hora o gráfico Coluna.

Dê um clique sobre o botão Continuar >, para avançar para a Etapa 3 de 5.

A Etapa 4 de 5 permite que sejam feitas algumas alterações no objeto gráfico.

 

 

 

Na Etapa 4 de 5, é possível modificar a aparência do gráfico, por exemplo, clique a opção Seqüência de Dados em:, e veja como ficará o gráfico. A figura mostra esta alteração. Não se esqueça de voltar a opção para Coluna, clique sobre o botão Continuar >, para ser posicionado na Etapa 5 de 5.

 

 

A Etapa 5 de 5 apresenta a possibilidade de se inserir no gráfico, títulos e também a apresentação ou não das legendas. A figura mostra um exemplo desta etapa com os campos preenchidos. Neste momento, basta dar um clique no botão Finalizar para o gráfico ser construído e inserido na nova folha de trabalho

Para visualizar melhor o gráfico, execute o comando Exibir/Zoom, selecione Ajustar Seleção e clique OK. Tudo o que você aprendeu sobre objetos anteriormente é válido para este, pois o gráfico desenhado é um objeto. Como o gráfico proposto deverá exibir a projeção de vendas do primeiro trimestre, falta ainda definir as faixas correspondentes aos meses Fevereiro e Março.

Para definir o mês de Fevereiro, é necessário que você ative a folha de planilha. Para tanto pressione simultaneamente as teclas <CTRL><PAGE DOWN> ou dê um clique com o mouse na guia Plan1. Assim que este comando é executado, é apresentada a folha de planilha, selecione então a faixa de células D4:E10 e execute o comando Editar/Copiar. Em seguida pressione as teclas <CTRL><PAGE UP> ou dê um clique na guia Graf1 e execute o comando Editar/Colar Especial e clique OK

7.3.1. Colocar, Retirar ou Alterar Títulos

Você poderá modificar um título definido, ou mesmo inserir título em um gráfico que você tenha esquecido de colocar. Para tanto, estando com guia Graf1 selecionada, execute o comando Inserir/Título...Quando este comando é executado, é apresentada a caixa de diálogo Títulos como mostra a figura.

 

A caixa de diálogo apresentada na figura indica a possibilidade de anexar cinco tipos de títulos, dos quais os três primeiros estão liberados e selecionados. Se neste momento você der um clique em cada tipo de título e em seguida der um clique no botão OK, o gráfico será apresentado sem os seus títulos.

Desta forma você conseguirá alterar os títulos. Execute o comando Inserir/Título... e clique novamente as três opções de títulos. Não se esqueça de dar um clique no botão OK. Perceba que nos locais dos títulos, aparecem rótulos indicando o local de posicionamento. Neste momento, dê um clique sobre o rótulo Título para selecioná-lo e em seguida digite o título. Por exemplo, digite Projeção de Vendas de Produtos.

Em seguida, procedendo da mesma forma, coloque para o eixo X o título Produtos e para o eixo Y o título Valores Projetados. Outra forma bastante prática de efetuar uma alteração de títulos é simplesmente selecionar um título já existente e efetuar a digitação do novo imediatamente após a seleção.

7.3.2. Mudança de Tipo de Gráfico

Você poderá efetuar a troca de um tipo de gráfico a qualquer momento sem que para isso tenha que informar novamente títulos, legendas ou faixas de células. Para tanto, basta que seja executado o comando Formatar/Tipo de Gráfico...Este comando quando executado, apresenta a caixa de diálogo Tipo de Gráfico.

 

 

Por exemplo, você quer visualizar um gráfico de linhas com as mesmas definições do gráfico de colunas. Para tanto, selecione a opção Linha.

Com os dados que você possui nesta planilha, somente será possível ver perfeitamente os gráficos dos tipos: Linhas, Barras Acumuladas, Colunas e Colunas Acumuladas. Os demais tipos serão estudados um pouco mais para frente. Cada tipo selecionado poderá ter algumas variantes. Para tanto, estando na caixa de diálogo Tipo de Gráfico selecione o botão Opções.

Para definir um gráfico de colunas acumuladas você deverá executar o comando Formatar/Tipo de Gráfico..., e selecionar o tipo de gráfico Coluna. Em seguida clique o botão Opções e será apresentada a caixa de diálogo Formatar Grupo de Colunas, selecione o segundo SubTipo. A figura mostra um exemplo do gráfico de colunas, usando também as mesmas definições do gráfico de linhas.

 

 

7.3.3 Apresentar um Gráfico em Terceira Dimensão

Outra característica é a capacidade de apresentar gráficos em terceira dimensão. Poderão ser apresentadas com estes efeitos os gráficos dos tipos: Linhas, Áreas, Barras, Colunas, Torta e Superfície.

Para selecionar um gráfico deste tipo basta que seja executado o comando Formatar/Tipo Gráfico..., onde você poderá selecionar um dos seis tipos de gráficos tridimensionais e também os seus estilos de apresentação. Para visualizar os gráficos como 3D você deverá selecionar esta opção na caixa de seleção Dimensões do Gráfico. Outra forma de se alterar a apresentação de um gráfico é utilizar o primeiro botão da barra de ferramenta gráfico.

O segundo botão da barra de ferramenta gráfico é denominado Gráfico Padrão e tem por finalidade mudar o tipo do gráfico ativo ou incorporado selecionado para o formato padrão. Formato este que deverá ser especificado na guia Gráfico do comando Ferramentas/Opções...Para tanto execute o comando Ferramentas/Opções..., em seguida será apresentada a caixa de diálogo Opções. Observe que o atual é um gráfico de colunas acumuladas 3D. Neste momento, dê um clique no botão Usar Gráfico Padrão..., então é apresentada a caixa Adicionar AutoFormatação Personalizada, digite o nome Projeção 3D e clique o botão OK. Neste momento, é apresentado o nome do gráfico ao lado esquerdo do botão acionado com um clique. Dê um clique no OK da caixa de diálogo Opções para voltar ao gráfico e efetue a sua troca para um outro tipo de gráfico. Depois dê um clique no segundo botão da barra de ferramenta gráfico e perceba que o gráfico alterado volta a ser de colunas acumuladas 3D.

 

7.4. Incorporar Objetos Externos

É possível incorporar no Excel ilustrações trazidas de outros aplicativos, que poderão ser anexadas à planilha via comandos Editar/Copiar e Editar/Colar, ou mesmo fazendo o uso do comando Inserir/Figura...É apresentada a caixa de diálogo Figura. Abra a pasta Clipart.

 

 

Em seguida escolha um desenho e clique no botão OK. A figura mostra a ocorrência após este procedimento.

 

7.5. Objetos em uma Planilha com Dados

A seguir, será apresentada uma planilha com objetos incorporados. Para tanto, monte a planilha conforme a figura. Grave-a com o nome Aero Tou João. Em seguida desenhe uma caixa de texto como indicada na figura, com o título Transportes Aéreos Aero Tour João - Departamento Financeiro.

 

 

É preciso melhorar a apresentação do objeto caixa de texto, formatando-o. Para tanto, basta dar um duplo clique na borda do objeto ou executar o comando Formatar/Objeto..., selecionando uma das opções disponíveis. Você agora aprenderá a fazer estas alterações com o mouse. Usando uma destas formas, será apresentada a caixa de diálogo Formatar Objeto. Selecione como Espessura o terceiro estilo da linha, marque as opções Sombreamento e Cantos Arredondados.

Estando com a caixa de texto selecionada, você poderá centralizar o título interno. Depois insira do lado esquerdo algum desenho relativo à aviação. Com um duplo clique sobre este objeto você também poderá editá-lo. Por exemplo, em torno da figura será atribuída uma moldura.

bomba.gif (249 bytes)Você poderá dar um clique sobre qualquer tipo de objeto. Dependendo do objeto selecionado, a caixa de edição pode se modificar. Experimente dar duplo clique em cima de uma reta, uma seta, um quadrado, etc.

 


Página Anterior

índice do manual


Dúvidas ou sugestões, envie um e-mail para pet@del.ufms.br