Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Departamento de Engenharia Elétrica

Página AnteriorHome

 


Próximo Capítulo

 

 

Curso de MATLAB

 

Grupo PET - Engenharia Elétrica

 

SUMÁRIO

 


APRESENTAÇÃO

O que é o MATLAB?

MATLAB é um "software" interativo de alta performance voltado para o cálculo numérico. O MATLAB integra análise numérica, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos em ambiente fácil de usar onde problemas e soluções são expressos somente como eles são escritos matematicamente, ao contrário da programação tradicional.

O MATLAB é um sistema interativo cujo elemento básico de informação é uma matriz que não requer dimensionamento. Esse sistema permite a resolução de muitos problemas numéricos em apenas uma fração do tempo que se gastaria para escrever um programa semelhante em linguagem Fortran, Basic ou C. Além disso, as soluções dos problemas são expressas no MATLAB quase exatamente como elas são escritas matematicamente.

 

Carregando o MATLAB

No Gerenciador de Programas do Microsoft Windows deve-se abrir o grupo de programas do MATLAB for Windows, que contém o ícone do aplicativo MATLAB. Um duplo clique no ícone MATLAB carrega o aplicativo MATLAB.

Quando o MATLAB é carregado, duas janelas são exibidas: a Janela de Comando (Command Windows) e Janela Gráfica (Graphic Windows). A Janela de Comando é ativada quando se inicializa o MATLAB, e o "prompt" padrão (>>) é exibido na tela.

A partir desse ponto, o MATLAB espera as instruções do usuário. Para entrar com uma matriz pequena, por exemplo usa-se

>> A = [1 2 3; 4 5 6; 7 8 9]

colocando colchetes em volta dos dados e separando as linhas por ponto e vírgula.. Quando se pressiona a tecla <enter> o MATLAB responde com

A =

1 2 3
4 5 6
7 8 9

Para inverter esta matriz usa-se

>> B = inv(A)

e o MATLAB responde com o resultado.

 

Editor de Linhas de Comando

As teclas com setas podem ser usadas para se encontrar comandos dados anteriormente, para execução novamente ou sua reedição. Por exemplo, suponha que você entre com

>> log (sqt(tan(pi/5)))

Como para calcular a raiz quadrada o comando certo é sqrt, o MATLAB responde com uma mensagem de erro:

??? Undefined funcion or variable sqt.

Ao invés de reescrever a linha inteira, simplesmente pressione a tecla "seta para cima". O comando errado retorna, e você pode, então, mover o cursor para trás usando a tecla "seta para esquerda" ou o ponto de inserção com o "mouse" ao lugar apropriado para inserir a letra "r". Então, o comando retorna a resposta apropriada:

>> log (sqrt(tan(pi/5)))

ans =
-0.1597

Além das teclas com setas, pode-se usar outras teclas para reeditar a linha de comando. A seguir é dada uma breve descrição destas teclas:

up

retorna a linha anterior

down

retorna a linha posterior

left

move um espaço para a esquerda

rite

move um espaço para a direita

Ctrl left

move uma palavra para a esquerda

Ctrl rite

move uma palavra para a direita

Home

move para o começo da linha

End

move para o final da linha

Del

apaga um caracter a direita

Backspace

apaga um caracter a esquerda

 


Dúvidas ou sugestões, envie um e-mail para pet@del.ufms.br
Próximo Capítulo